DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA

Autores/as

  • Marcio Vieira de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
  • Celina Aparecida Almeida Pereira Abar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.285-307

Resumen

Estudos da área da Educação Matemática no Ensino Superior sinalizam a necessidade de uma postura autônoma e proativa por parte do estudante na graduação. Dentre várias possibilidades
para o desenvolvimento dessa postura, destaca-se a utilização de metodologias ativas, com elementos do Ensino Híbrido, em especial a Sala de Aula Invertida. Neste artigo objetivamos apresentar uma
metodologia para o desenvolvimento de atividades para a introdução do conceito de limite. Essa metodologia é apresentada em Talbert (2009), que indica uma lista com sete passos que auxiliam no design de uma aula com elementos da aprendizagem invertida. Além disso, propomos um conjunto de atividades, para introduzir o conceito de limite, de forma a possibilitar o desenvolvimento da definição formal a partir da exploração de diferentes representações (numéricas, simbólicas e gráficas). Entendemos ser fundamental para a área de pesquisa discutir questões relacionadas ao design de
atividades matemáticas.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Almeida, M. V. de, Esquincalha, A. da C., & Abar, C. A. A. P. (2020). DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 285–307. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.285-307