ESTUDO DE INTEGRAIS POR MEIO DE TAREFAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO

Autores/as

  • Adriana Helena Borssoi Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Rodrigo Tavares da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.683-703

Resumen

Nesse artigo, temos por objetivo trazer resultados de uma pesquisa que investigou os efeitos no ambiente educacional observados quando tarefas em uma perspectiva de ensino híbrido foram
propostas para o estudo de tópicos de Integrais de funções de uma variável real. Para isso, foram analisadas duas tarefas, as quais foram elaboradas e aplicadas, na perspectiva das modalidades do
ensino híbrido: sala de aula invertida e laboratório rotacional, no contexto de uma disciplina de um curso de Ciências Econômicas de uma universidade pública paranaense. Como ambiente virtual de
ensino e aprendizagem o estudo se valeu das funcionalidades da plataforma virtual do GeoGebra, explorando folhas de trabalho. Registros dos alunos nesse ambiente, bem como registros de áudio de encontros presenciais e de uma entrevista são considerados dados da pesquisa a partir dos quais uma análise qualitativa de cunho interpretativo se fez. Com isso, foi possível evidenciar que a natureza das tarefas propiciou a participação mais ativa dos alunos no ambiente educacional provocando mudanças na dinâmica da sala de aula. Adicionalmente, a nova dinâmica permitiu maior aproximação do professor com os alunos e permitiu tomar conhecimento das impressões dos alunos quanto as tarefas, o
que se mostrou uma oportunidade de refletir sobre o que poderia ser melhorado na proposição de novas tarefas.

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Publicado

2020-12-11

Cómo citar

Borssoi, A. H., & Silva, R. T. da. (2020). ESTUDO DE INTEGRAIS POR MEIO DE TAREFAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 683–703. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.683-703