ESTUDO DE INTEGRAIS POR MEIO DE TAREFAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.683-703Resumen
Nesse artigo, temos por objetivo trazer resultados de uma pesquisa que investigou os efeitos no ambiente educacional observados quando tarefas em uma perspectiva de ensino híbrido foram
propostas para o estudo de tópicos de Integrais de funções de uma variável real. Para isso, foram analisadas duas tarefas, as quais foram elaboradas e aplicadas, na perspectiva das modalidades do
ensino híbrido: sala de aula invertida e laboratório rotacional, no contexto de uma disciplina de um curso de Ciências Econômicas de uma universidade pública paranaense. Como ambiente virtual de
ensino e aprendizagem o estudo se valeu das funcionalidades da plataforma virtual do GeoGebra, explorando folhas de trabalho. Registros dos alunos nesse ambiente, bem como registros de áudio de encontros presenciais e de uma entrevista são considerados dados da pesquisa a partir dos quais uma análise qualitativa de cunho interpretativo se fez. Com isso, foi possível evidenciar que a natureza das tarefas propiciou a participação mais ativa dos alunos no ambiente educacional provocando mudanças na dinâmica da sala de aula. Adicionalmente, a nova dinâmica permitiu maior aproximação do professor com os alunos e permitiu tomar conhecimento das impressões dos alunos quanto as tarefas, o
que se mostrou uma oportunidade de refletir sobre o que poderia ser melhorado na proposição de novas tarefas.