INVESTIGANDO O MODO QUE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA UTILIZAM O GEOPLANO DURANTE ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CARACTERÍSTICAS DOS QUADRILÁTEROS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.750-772Resumen
O presente trabalho, fruto de uma dissertação, analisou como estudantes de licenciatura em matemática utilizam o Geoplano para a resolução de atividades envolvendo as características dos
quadriláteros. Essa observação, de cunho qualitativo, ocorreu durante a vivência de atividades propostas em uma oficina em que os licenciandos, reunidos em trios, deveriam responder questões que mobilizavam o conceito e critérios de classificação dos quadriláteros. Como aporte teórico que viabilizasse tal investigação foi utilizado elementos da Teoria da Instrumentação para possibilitar investigar a ação dos sujeitos (licenciandos) mediada por um artefato (Geoplano). Os resultados observados evidenciam lacunas conceituais apresentadas por alguns licenciandos ao conceituar e classificar os quadriláteros. Sobre a utilização do Geoplano, esse recurso didático mostrou-se inadequado para o tipo de atividade desenvolvida na pesquisa, uma vez que os licenciandos não consideraram suas características durante a realização das atividades propostas.