ABORDAGEM CURRICULAR DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Autores/as

  • Frank Presley de Lima Neves Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Jurema Lindote Botelho Peixoto Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.320-345

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar como o conceito do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem sido utilizado nas pesquisas no cenário nacional e suas implicações para uma Educação Matemática Inclusiva. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica
utilizando os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional no portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período de 2008 a 2018, e selecionadas três teses e seis dissertações. As análises demonstraram que nenhum dos trabalhos enfocou o ensino de matemática, entretanto, abordaram o DUA em três dimensões: 1) Design de ambientes educativos e produtos; 2) Formação de professores; e 3) Intervenções pedagógicas e adequações curriculares. Os resultados dos trabalhos apontaram para o potencial teórico/metodológico dessa perspectiva na configuração de ambientes inclusivos de ensino e aprendizagem, tanto na planificação de aulas presenciais e/ou virtuais, como no design ou planejamento de materiais didáticos, produtos e sistemas de informações. Como implicações,
destacam-se a importância da formação de professores e a valorização de pesquisas de cunho colaborativo e interdisciplinar, que tomam os sujeitos como referência para o desenho de novas formas de vivenciar um currículo flexível e aberto para todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Neves, F. P. de L., & Peixoto, J. L. B. (2020). ABORDAGEM CURRICULAR DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 320–345. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.320-345