MATERIAIS CURRICULARES COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.414-433Resumen
Materiais curriculares configuram-se como instrumentos que (re)contextualizam as práticas pedagógicas, incidindo sobre os modos de ensinar e aprender Matemática. A pesquisa com foco na interação que ocorre entre professores e materiais curriculares tem chamando a atenção para questões sobre como os profissionais utilizam os materiais de Matemática e se, e como, esses materiais podem influenciar as práticas docentes. Nesse contexto, nos propomos a discutir sobre aspectos desses
materiais que podem ajudar os professores a ampliar seus conhecimentos em relação à Matemática
para o ensino. Perpassando às ideias de affordance e agência, concentramos a discussão em torno de características nos materiais que podem promover as aprendizagens dos professores. Nesse sentido, tal
discussão será feita na perspectiva de estudo teórico, de abordagem qualitativa. Nossas reflexões mostram que materiais curriculares, considerados como agentes de possibilidades para a prática pedagógica, podem apresentar recursos tais como transparência, antecipação das respostas dos estudantes, tipos de tarefas, bem como organização e sequenciamento das situações de aprendizagem que podem contribuir para a mobilização do conhecimento matemático para o ensino, por meio de uma análise crítica, podendo a relação e esta análise ser, inclusive, objetos da formação.