ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PERÍMETRO E ÁREA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.97-118Resumen
O objetivo deste trabalho foi analisar as dificuldades apresentadas por alunos do sétimo, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental na resolução de problemas que envolvem os conceitos de perímetro e área. Participaram da pesquisa seis alunos de uma escola pública do interior do Estado do Paraná. Esses participantes foram selecionados a partir das notas obtidas em uma prova de Matemática e, por meio da técnica “pensar em voz alta”, realizamos entrevistas individuais e áudio-gravadas. Os resultados evidenciados na entrevista mostraram, em geral, que as principais dificuldades evidenciadas
foram em relação aos problemas 1, 5 e 6, pois os alunos não compreenderam a estrutura formal do problema, haja vista que os problemas 1 e 5 apresentavam informações incompletas e o problema 6 continha informações supérfluas. Dificuldades essas relacionadas ao conceito de perímetro ao considerar que perímetro seria a soma de alguns dos lados dos polígonos e não de todos os lados e ao conceito de área, considerando que a área seria a soma de suas medidas, ao invés de multiplicar ou aplicar a fórmula corretamente aos respectivos problemas, além dá má compreensão e a interpretação dos enunciados dos problemas.