GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE EM ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.156-178Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma atividade realizada no sétimo ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo investigar como os alunos visualizam, reconhecem e classificam formas geométricas planas ao explorarem um ambiente não formal. A fundamentação teórica foi baseada no modelo de desenvolvimento do raciocínio em Geometria de Van
Hiele. Essa atividade é parte de uma pesquisa que possui o diferencial de que a coleta de dados foi realizada em espaço não formal e, posteriormente, trazida para o espaço formal da sala de aula. Considerando que o desenvolvimento da Ciência Matemática, em particular da Geometria, tem a finalidade de contribuir para a construção do conhecimento matemático, já na primeira fase da escolarização, entende-se que o objetivo de visualizar, reconhecer e classificar formas geométricas planas, ao explorar um ambiente não formal, subsidia o ensino e promove a construção do conhecimento matemático/geométrico. Os resultados mostraram que o reconhecimento de formas geométricas planas, encontradas em um espaço não formal, na natureza e nas construções humanas, permitiram o avanço em níveis do modelo, inclusive, resgatando alunos que não apresentavam rendimento satisfatório em aulas convencionais. Muito embora formas geométricas planas sejam
construtos mentais, visualizá-las e reconhecer suas propriedades em um ambiente concreto permitiram à professora ensinar outros conteúdos de Geometria, com melhor aprendizagem dos alunos do que em anos anteriores, apenas em sala de aula.