O QUE PODERIA SIGNIFICAR A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA DIFERENTES GRUPOS DE ESTUDANTES?

Autores/as

  • Ole Skovsmose Royal Danish School of Educational Studies, Copenhagen

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.18-37

Resumen

Educação matemática crítica tem importância não somente para estudantes em situações desfavoráveis, como também para outros grupos de estudantes. É possível considerar um grupo de estudantes em posições economicamente confortáveis. Em relação a esse grupo, matemática também pode ser efetivamente usada para ensinar e aprender sobre questões de injustiça social. Educação matemática crítica tem relevância para estudantes com deficiência, estudantes idosos, e estudantes marginalizados, por exemplo, por causa da cultura. Educação matemática crítica, também, é relevante aos estudantes universitários de matemática e de engenharia. Esses estudantes vêm para dominar leituras e escritas poderosas do mundo que possam ter uma necessidade urgente de crítica. Para a educação matemática crítica é fundamental abordar qualquer forma de leitura e escrita com a matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-25

Cómo citar

Skovsmose, O. (2020). O QUE PODERIA SIGNIFICAR A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA DIFERENTES GRUPOS DE ESTUDANTES?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(12), 18–37. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.18-37

Número

Sección

Artigos Científicos