UMA NOÇÃO DE INTERAÇÃO COLABORATIVA ELABORADA À LUZ DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autores/as

  • Sérgio Carrazedo Dantas Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Guilherme Francisco Ferreira Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • João Pedro Antunes de Paulo Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.213-236

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar as noções de comunicação presentes no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) de Lins (1999, 2012) e as noções de interação e interação produtiva, tomadas pelos autores deste texto como centrais para este trabalho. São apresentadas, também, as noções estruturantes da Teoria da Atividade de Leontiev (1978) – necessidade, objeto e motivo – que
possibilitam compreender as ações de cursistas enquanto realizam suas atividades em um curso de formação de professores. Por meio da discussão de exemplos construídos pelos autores ou retirados de um curso de formação, faz-se uma análise de interações frente a frente e de fóruns de discussões
utilizando-se das noções do MCS de Lins (1999) e de atividade de Leontiev (1978). Por fim, centrando o foco em interações entre professores em fóruns de discussão, conceitua-se interação colaborativa.

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Publicado

2020-11-19

Cómo citar

Dantas, S. C., Ferreira, G. F., & Paulo, J. P. A. de. (2020). UMA NOÇÃO DE INTERAÇÃO COLABORATIVA ELABORADA À LUZ DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E DA TEORIA DA ATIVIDADE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(8), 213–236. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.213-236

Número

Sección

Artigos Científicos