UMA NOÇÃO DE INTERAÇÃO COLABORATIVA ELABORADA À LUZ DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS E DA TEORIA DA ATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.213-236Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar as noções de comunicação presentes no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) de Lins (1999, 2012) e as noções de interação e interação produtiva, tomadas pelos autores deste texto como centrais para este trabalho. São apresentadas, também, as noções estruturantes da Teoria da Atividade de Leontiev (1978) – necessidade, objeto e motivo – que
possibilitam compreender as ações de cursistas enquanto realizam suas atividades em um curso de formação de professores. Por meio da discussão de exemplos construídos pelos autores ou retirados de um curso de formação, faz-se uma análise de interações frente a frente e de fóruns de discussões
utilizando-se das noções do MCS de Lins (1999) e de atividade de Leontiev (1978). Por fim, centrando o foco em interações entre professores em fóruns de discussão, conceitua-se interação colaborativa.