AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A RESPEITO DOS PROCESSOS FORMATIVOS VIVENCIADOS DURANTE O CURSO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.8.237-256Resumen
Os resultados que aqui trazemos são relativos a uma pesquisa que teve por objetivo investigar as percepções dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), formandos do curso de Matemática de uma universidade estadual do Centro Oeste do Paraná – a respeito da formação proporcionada pelo programa e aquela que o curso oferece. Os sujeitos da
pesquisa foram seis alunos do quarto ano, bolsistas do PIBID de 2012 a 2014. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, originando os textos que compõem o corpus, que foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Durante o processo analítico emergiram duas categorias: contribuições do curso de Matemática para a formação docente e contribuições do PIBID para a formação docente. Constatou-se que os sujeitos consideraram as experiências relacionadas ao PIBID, devido ao seu caráter imersivo na docência, como aquilo que mais contribuiu para suas formações e para suas atuações em sala de aula, tendo relativizado ou até mesmo negado a formação proporcionada pelo curso.