AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Karla Aparecida Lovis Instituto Federal Catarinense
  • Valdeni Soliani Franco Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.72-88

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa, na qual foram identificadas e analisadas as concepções que um grupo de 27 professores de Matemática que atuam em escolas do Estado do Paraná sobre a importância da Geometria na Educação Básica. Para identificar e analisar essas concepções investigou-se as opiniões, as preferências e as ideias que os professores apresentam sobre o assunto. A escolha dos participantes realizou-se por meio de um questionário, e a coleta dos dados adveio
de uma entrevista semiestruturada. Constatou-se que para o grupo investigado, a Geometria é importante porque pode ser utilizada em aplicações e situações do cotidiano, para conhecer o espaço/mundo e porque
ela está em todo lugar e por fim, para ser utilizada como ferramenta na própria Matemática e auxiliar no aprendizado de outros conteúdos. Observou-se que as concepções apresentadas estão associadas,
principalmente, à aplicabilidade e à utilidade dos conteúdos geométricos em situações do cotidiano e em aplicações em outras áreas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-18

Cómo citar

Lovis, K. A., & Franco, V. S. (2020). AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(7), 72–88. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.72-88

Número

Sección

Artigos Científicos