AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.7.72-88Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa, na qual foram identificadas e analisadas as concepções que um grupo de 27 professores de Matemática que atuam em escolas do Estado do Paraná sobre a importância da Geometria na Educação Básica. Para identificar e analisar essas concepções investigou-se as opiniões, as preferências e as ideias que os professores apresentam sobre o assunto. A escolha dos participantes realizou-se por meio de um questionário, e a coleta dos dados adveio
de uma entrevista semiestruturada. Constatou-se que para o grupo investigado, a Geometria é importante porque pode ser utilizada em aplicações e situações do cotidiano, para conhecer o espaço/mundo e porque
ela está em todo lugar e por fim, para ser utilizada como ferramenta na própria Matemática e auxiliar no aprendizado de outros conteúdos. Observou-se que as concepções apresentadas estão associadas,
principalmente, à aplicabilidade e à utilidade dos conteúdos geométricos em situações do cotidiano e em aplicações em outras áreas.