ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: OS SABERES ADQUIRIDOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

Autores/as

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.157-179

Resumen

Neste artigo descrevemos alguns resultados de uma pesquisa de mestrado em educação que teve como objetivo compreender, a partir do discurso de professoras polivalentes, qual é a formação matemática adquirida durante a formação inicial. Para o desenvolvimento do estudo optamos por uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-analítico. Ao final do estudo, conclui-se que: (1) a formação inicial dos professores tem se mostrado insuficiente quanto aos conteúdos matemáticos e um pouco distante das
reformas curriculares; (2) a Matemática é pouco enfatizada no contexto dos cursos de Pedagogia e/ou Magistério, razão pela qual as professoras centralizam sua prática na Alfabetização; (3) existe uma forte tendência no ensino de números e sistema de numeração, conteúdo que elas demonstram ter maior conhecimento; (4) os procedimentos de classificação, seriação, inclusão, entre outros, são trabalhados como sendo conteúdos matemáticos. Diante dos resultados, concluímos a pesquisa alertando para a necessidade de se repensar a formação docente, tanto inicial quanto continuada, tendo a escola como lócus de aprendizagem dos professores em uma articulação contínua entre teoria e prática, assim como o aprimoramento dos conceitos matemáticos elementares para a infância, pois é significativa a dificuldade
dos professores ao trabalharem com o ensino de Matemática.

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Publicado

2020-11-17

Cómo citar

Ciríaco, K. T., & Teixeira, L. R. M. (2020). ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: OS SABERES ADQUIRIDOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(5), 157–179. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.157-179

Número

Sección

Artigos Científicos