O PROFESSOR, ALUNOS CEGOS E A LINGUAGEM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Elisabete Marcon Mello Pontifícia Universidade Católica - SP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.132-143

Resumen

A educação inclusiva requer mudanças na prática do professor; com o presente artigo apresentaremos reflexões sobre como essa prática pode ajudar o aluno deficiente visual. Abordamos as dificuldades enfrentadas por esses alunos em sala de aula comum, ao mesmo tempo em que reforçamos a importância dessa convivência para o desenvolvimento de todos os alunos. Nosso estudo foi realizado em uma escola estadual de Santo André, SP, na qual trabalhamos há treze anos. O foco principal foi mostrar que as representações matemáticas da escrita a tinta nem sempre são iguais às representações da escrita em Braille e o fato de o professor conhecer essas diferenças pode evitar problemas de
aprendizagem para alunos cegos. Destacamos a importância da abordagem desse assunto em cursos de formação de professores, para que estes estejam preparados para lidar com situações de inclusão em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Mello, E. M. (2020). O PROFESSOR, ALUNOS CEGOS E A LINGUAGEM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(2), 132–143. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.132-143

Número

Sección

Artigos Científicos