O PROFESSOR, ALUNOS CEGOS E A LINGUAGEM MATEMÁTICA

Authors

  • Elisabete Marcon Mello Pontifícia Universidade Católica - SP

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.132-143

Abstract

A educação inclusiva requer mudanças na prática do professor; com o presente artigo apresentaremos reflexões sobre como essa prática pode ajudar o aluno deficiente visual. Abordamos as dificuldades enfrentadas por esses alunos em sala de aula comum, ao mesmo tempo em que reforçamos a importância dessa convivência para o desenvolvimento de todos os alunos. Nosso estudo foi realizado em uma escola estadual de Santo André, SP, na qual trabalhamos há treze anos. O foco principal foi mostrar que as representações matemáticas da escrita a tinta nem sempre são iguais às representações da escrita em Braille e o fato de o professor conhecer essas diferenças pode evitar problemas de
aprendizagem para alunos cegos. Destacamos a importância da abordagem desse assunto em cursos de formação de professores, para que estes estejam preparados para lidar com situações de inclusão em sala de aula.

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Published

2020-11-12

How to Cite

Mello, E. M. (2020). O PROFESSOR, ALUNOS CEGOS E A LINGUAGEM MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(2), 132–143. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.2.132-143

Issue

Section

Artigos Científicos