UM ESTUDO SOBRE A PRÉ-APROPRIAÇÃO POR UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE JOGOS PROPOSTOS EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores/as

  • Felipe Alexandre de Lima Lira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Elisângela Bastos de Mélo Espíndola

Resumen

Apresentamos o recorte de uma dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação
em Ensino das Ciências (PPGEC), com o objetivo de analisar a apropriação por um professor de
matemática de jogos para o ensino de equação do 1º Grau, propostos em livros didáticos aprovados no
Programa Nacional do Livro Didático. Tomamos como principal referência o modelo de apropriação de
um novo recurso, estruturado em três fases: pré-apropriação, apropriação original e reapropriação. Esse
estudo foi desenvolvido com um professor de matemática dos anos finais do ensino fundamental em
uma escola da rede municipal do Recife - PE na perspectiva da metodologia reflexiva, tecida na
Abordagem Documental do Didático. No presente trabalho, limitamo-nos a analisar a fase de préapropriação dos jogos. Sobre os resultados, destacamos a influência do conhecimento matemático para
o ensino no processo de instrumentalização desses jogos e os diferentes tipos de orquestrações
instrumentais previstas para a utilização do jogo das equações equivalentes em sala de aula.

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Publicado

2022-09-14

Cómo citar

de Lima Lira, F. A., & Espíndola, E. B. de M. (2022). UM ESTUDO SOBRE A PRÉ-APROPRIAÇÃO POR UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE JOGOS PROPOSTOS EM LIVROS DIDÁTICOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 288–310. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5165

Número

Sección

Número Temático: Didática da Matemática