INTRODUZINDO O ESTUDO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU: UM OLHAR À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Resumen
A presente pesquisa analisou a introdução do estudo da Função Polinomial de primeiro
grau sob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, numa turma do 9º ano do Ensino
Fundamental de uma escola federal do estado de Pernambuco. Para tal, realizou-se a observação e a
gravação de duas aulas geminadas em áudio que depois foram transcritas e analisadas as
transformações de tratamento e conversão, procedimento de construção do gráfico, fenômeno de
congruência semântica e da heterogeneidade nos dois sentidos das conversões. A partir da análise
constatou-se que o docente apresentou mais de um tipo de representação semiótica para a função
polinomial do primeiro grau, assim como no decorrer das aulas foram realizadas atividades de
tratamento no registro algébrico e também conversões no sentido de representação algébrica para
representação gráfica, porém, sempre mediado pela representação tabular. Dessa forma, a abordagem
utilizada para construção do gráfico foi a ponto a ponto. No que se refere ao fenômeno de congruência
semântica, apenas a univocidade semântica terminal foi estabelecida enquanto critério. A
correspondência entre os elementos significantes não foi estabelecida, e a ordem na organização das
unidades significantes não se enquadra nas análises pelo fato dos registros de partida e chegada terem
dimensões distintas.
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