DECISÕES DIDÁTICAS DO PROFESSOR NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS

Autores/as

  • Thales Pessoa de Souza Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Marcus Bessa de Menezes Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Resumen

Esse trabalho é parte integrante de uma pesquisa em desenvolvimento a nível de mestrado e possui o objetivo de apresentar como estão sendo desenvolvidos os estudos que investigam as decisões tomadas pelos professores no decorrer da sua atividade docente. Para tanto, foram selecionadas algumas pesquisas situadas em âmbito nacional e internacional, que apresentam como um dos referenciais, o modelo dos fatores influenciadores nas decisões didáticas do professor, proposto por Bessot et al. (2013). Os resultados obtidos a partir da análise desses estudos apontaram que as decisões didáticas estão diretamente relacionadas com as situações que o docente estabelece no decorrer da sua atividade, sejam elas determinadas antes, durante ou após o ensino de um saber, fazendo ascender alguns fatores que as fundamentam e justificam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BESSOT, A. et al. Décisions didactiques prises par des enseignants de sciences dans la

conception de séquences d’enseignement. In: MATHERON, Y. et al. (Dir.). Problèmes du

rapport scolaire et social aux mathématiques: identification des causes et propositions de solutions. Lyon: l’IFE, 2013. p. 4-5.

BESSOT, A. Les décisions didactiques de l’enseignant: un modèle pour tenter de les

comprendre. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 5, p. 01-20, 2019.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/45577. Acesso em: 18 ago. 2020.

BONNAT, C. et al. Proposition d’un modèle pour la compréhension des décisions didactiques

d’un enseignant. Éducation et didactique, v. 14, n. 3, p. 69-90, 2020.

CHEVALLARD, Y. Organiser l'étude: 3. Structures & Fonctions. Actes de la XIième Ecole

d'été de didactique des mathématiques. Grenoble, La Pensée Sauvage, 2002.

BRASSET, N. Les décisions didactiques d’un enseignant dans un EIAH: etude de facteurs

de type histoire didactique. 2017. 311 f. Tese (Doutorado) - Curso de Didactique Des

Mathématiques, Université Grenoble-Alpes., Grenoble, 2018. Disponível em:

https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-01857580/document. Acesso em: 18 set. 2020.

DURÓ, R. P. Facteurs de décisions didactiques dans l’enseignement des mathématiques au

secondaire en Andorre. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 4, p. 282-293,

set. 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50424>.

Acesso em: 22 set. 2020.

ESPÍNDOLA, E.; TRAGALOVA, J. Trabalho Documental e Decisões Didáticas do Professor

de Matemática: um estudo de caso. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica

Ibero-americana, Recife, v. 6, n. 3, p. 1-25, 2015. Disponível em:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2251. Acesso em: 18 ago. 2020.

ESPINDOLA, E. B. de M.; LUBERIAGA, E.; TRAGALOVA, J. Decisões didáticas e fatores

que as influenciam no ensino de razões trigonométricas. Educação Matemática Pesquisa,

São Paulo, v. 20, n. 3, p. 263-279, 2018. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/39192. Acesso em: 18 ago. 2020.

ESPINDOLA, E. B de M.; SILVA, R. de M.; BRITO JÚNIOR, J. J. R. T. de. Microdecisões

didáticas em uma aula sobre volume de sólidos geométricos. Educação Matemática em

Revista, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 21, p. 37-45, 2020. Disponível em:

http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2124.

Acesso em: 04 maio 2021.

MARGOLINAS, C. Situations, milieux, connaissances: analyse de l'activité du professeur. In

Dorier, J.-L. et al. (Eds.), Actes de la 11 École d’Été de Didactique des Mathématiques,

Grenoble: La Pensée Sauvage, p.141-156, 2002

Publicado

2022-09-14

Cómo citar

Silva, T. P. de S., & Menezes, M. B. de. (2022). DECISÕES DIDÁTICAS DO PROFESSOR NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 178–193. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5134

Número

Sección

Número Temático: Didática da Matemática