ANÁLISE PRAXEOLÓGICA EM PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO A PARTIR DO PROBLEMA DO PONTO MAIS VISITADO
Resumen
O problema do ponto mais visitado insere-se no campo da Análise Combinatória e pode ser
aplicado tanto na Educação Básica quanto na Superior. Este artigo tem por objetivo apresentar uma
pesquisa, por meio do qual foram analisadas as produções de alunos de um curso de graduação quando
apresentados ao problema do ponto mais visitado, em uma atividade guiada pela resolução de problemas.
A base teórica que embasou a apreciação das informações produzidas pelos estudantes foi a Análise
Praxeológica de Yves Chevallard. As análises levaram às seguintes conclusões: a resolução do problema
do ponto mais visitado propiciou aos alunos da educação superior resgatarem e solidificarem seus
conhecimentos em combinatória e em probabilidade; foi possível constatar que os alunos
compreenderam a essência do problema do ponto mais visitado e compreenderam também as
propriedades do Triângulo de Pascal que surgem a partir dele; por fim, concluiu-se que a análise
praxeológica de Chevallard auxiliou o professor a entender mais profundamente em que patamar de
conhecimentos em matemática os estudantes se encontram naquele momento.
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