Desafios e superações do Estudo de Aula no estágio curricular supervisionado em Matemática
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10399Resumen
Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação cujas questões norteadoras foram: que desafios emergem durante a realização de processos de Estudos de Aula (EA) no contexto do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM)? Que caminhos são adotados para superar esses desafios? Mais especificamente, o objetivo do artigo é apresentar uma análise sistemática dos desafios enfrentados na realização de Estudos de Aula no contexto do Estágio Curricular Supervisionado em Matemática e dos meios empregados para sua superação, em pesquisas brasileiras. Recorremos à Revisão Sistemática da Literatura e o recorte temporal escolhido foi dos últimos 12 anos (2013 a 2024). As Bases de dados selecionadas foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, os anais do I e II SILSEM, e revistas com dossiê ou número temático especial sobre o EA. Entre os desafios destacamos encontrar professores supervisores com disponibilidade; efetivar a colaboração entre os grupos; trabalhar com a Abordagem Exploratória e/ou Resolução de Problemas; assumir a concepção dos alunos e antecipar as estratégias e dificuldades; dedicar o tempo necessário para as várias etapas do processo formativo; compatibilizar as agendas dos participantes (formadores, futuros professores e professores supervisores) garantindo a presença e o comprometimento com as atividades. Os caminhos adotados para superar esses desafios foram as discussões entre o grupo, os momentos de reflexões, os diálogos para ajustes e complementações para práticas futuras e a presença do professor supervisor para o auxílio e troca de experiências.
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