Práticas docentes em Matemática e concepções acerca da Discalculia do Desenvolvimento

possíveis relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10106

Resumo

Com o presente artigo, de cunho qualitativo, objetiva-se investigar as concepções dos(as) professores(as) de Matemática acerca da Discalculia do Desenvolvimento (DD) e as possíveis relações entre essas concepções e as práticas docentes. Para a produção de dados, elaborou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, o qual foi aplicado a cinco professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Com a transcrição, partiu-se para o processo de unitarização e categorização dos dados para a posterior análise. Dos dados produzidos, emergiram quatro temas convergentes: Concepções docentes acerca da discalculia e dos estudantes com esse transtorno; Formações docentes e a contribuição para as práticas pedagógicas do(a) professor(a); Práticas pedagógicas docentes para o ensino de matemática para estudantes com discalculia; e Aspectos necessários para a inclusão de estudantes com DD em sala de aula. Evidenciou-se que os(as) professores(as) de Matemática têm conhecimento insuficiente em relação à DD, não tiveram em suas formações abordagens sobre a DD e, consequentemente, não estão preparados(as) para atuarem com esses estudantes em uma perspectiva inclusiva. Ressaltou-se nos depoimentos que os alunos com DD necessitam de atendimentos direcionados para o seu aprendizado e as políticas educacionais precisam ser mais específicas para ampliar a abrangência do público-alvo da Educação Especial e garantir a todo estudante o direito à aprendizagem, incluindo aqueles com DD.

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Biografia do Autor

Aramis Wolf, Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - PRPGEM/Unespar. Docente da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina. 

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Educação Para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Realizou estágio de pós-doutoramento com a professora Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, na Universidade Estadual de Londrina (2018-2019). É professor Associado da Universidade Estadual de Maringá desde 2023, nos cursos de: Licenciatura em Matemática, Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. É Professor no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná. Foi docente da Universidade Estadual do Paraná entre 2008 e 2023. Compõe a Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática como segundo secretário na gestão 2022-2025. Foi editor da Revista Paranaense de Educação Matemática desde a sua criação no ano de 2012 até o ano de 2023. Editor do Periódico Educação Matemática em Revista (2022-2025), da SBEM. Foi Diretor de Ensino da Universidade Estadual do Paraná (2017-2019). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática. Membro co-fundador do Grupo 13 da SBEM (Diferença, Inclusão e Educação Matemática). Membro do Comitê Assessor de Área da Fundação Araucária em Ciências Humanas, na gestão de 2020/2024. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva, Ensino de Matemática para surdos e Formação docente em uma perspectiva inclusiva. 

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Wolf, A., & Borges, F. A. (2025). Práticas docentes em Matemática e concepções acerca da Discalculia do Desenvolvimento: possíveis relações. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–25. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10106

Edição

Seção

Artigos Científicos