TECNOLOGIAS DIGITAIS UTILIZADAS DURANTE A PRÁTICA DE DOCÊNCIA ONLINE NA PANDEMIA DA COVID-19
Resumen
Neste relato visamos apresentar as Tecnologias Digitais (TD) utilizadas na Prática de Docência e de que forma o uso delas contribuiu com nossa formação docente para o Ensino Superior, durante a pandemia da Covid-19. Essas tecnologias foram utilizadas quando lecionamos a disciplina de Introdução ao Cálculo, que ocorreu no formato on-line, no segundo semestre de 2020. Essa disciplina fez parte do “Projeto de Programas de Pós-Graduação de Apoio ao Cálculo” e objetivou a produção e disponibilização de material digital, além da utilização de ambientes virtuais e acompanhamento de alunos da graduação de diversos cursos da Universidade Federal do Paraná. A participação neste projeto nos oportunizou a ampliação de compreensões sobre as mudanças educacionais que a inserção de TD pode propiciar aos processos de ensino e de aprendizagem, em particular, nesta pandemia, além de contribuir com nossa formação docente.
Descargas
Citas
BELLONI, M. L. Educação a distância – 4. Ed – Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BIZELLI, M. H. S. S.; FISCARELLI, S. H.; BARROZO, S. Tecnologia digital aplicada no ensino e aprendizagem do Cálculo diferencial e integral. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE, 1., 2010, Brusque. Anais [...]. Brusque: W, 2010. v. 1, p. 1-10. Disponível em: http://congressoits.sites.unifebe.edu.br/congressoits2010/artigos/artigos/013_TECNOLOGIA_DIGITAL_APLICADA_NO_ENSINO_E_APRENDIZAGEM_DO_CALCULO_DIFERENCIAL_E_INTEGRAL.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modelling, Experimentation and Visualization. Estados Unidos: Springer, 2005.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática (1ª ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 mar. 2021.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 1993.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Coleção TRANS. São Paulo. Editora 34, 1999.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. – 10° ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
LOPES, V. R.; SCHERER, S. Cálculo Diferencial e Integral e o Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma discussão de pesquisas nos últimos onze anos. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, W, v. 11, n. 2, p. 145-159, 11 set. 2018. Editora e Distribuidora Educacional. http://dx.doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n2p145-159. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/5096. Acesso em: 12 abr. 2021.
TIKHOMIROV, O. K. The psychological Consequences of Computerization. In: Wertsch, J. V. (Ed.). The Concept of Activity in Soviet Psychology. New York: M. E. Sharpe Inc., p. 256- 278, 1981.
UFPR (2020a). Portaria nº 754/Reitoria, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre o regime de trabalho remoto. Disponível em: http://www.progepe.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/754R.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.
UFPR (2020b). Resolução nº 42/20 – CEPE, de 04 de maio de 2020. Dispõe sobre a suspensão dos calendários acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação e de educação profissional e tecnológica. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2020/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-42-2020-CEPE.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.
UFPR (2020c). Resolução nº 43/20 – CEPE, de 04 de maio de 2020. Institui, em caráter excepcional, período especial para os cursos de pós-graduação (stricto e lato) da UFPR no ano de 2020 em razão das medidas de enfrentamento da pandemia. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2020/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-43-2020-CEPE.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.
UFPR (2020d). Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2019/04/Regimento_Interno_Mestrado_e_Doutorado_PPGECM___18_04_2019.pdf. Acesso em 21 abr. 2021.
RICHIT, A. Aspectos conceituais e instrumentais do conhecimento da prática do professor de cálculo diferencial e integral no contexto das tecnologias digitais. 2010. 243 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91111. Acesso em: 20 mar. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.