UMA VISÃO CRÍTICA DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET
Resumen
Resultados de pesquisas têm evidenciado que estudantes, mesmo os que já completaram os
Anos Iniciais, apresentam dificuldades em resolver problemas de estruturas aditivas mais complexas.
Essa dificuldade também é relatada por docentes, principalmente os que trabalham nesta etapa escolar
e que apresentam seus depoimentos em cursos de formação continuada, particularmente depois de
observarem que desde o 1º ano do Ensino Fundamental, a Base Nacional Curricular Comum, BNCC,
apresenta habilidades nas quais o estudante deve “resolver e elaborar problemas”. Tal situação se
agravou com a necessidade de preparar aulas para ensino remoto. Muitos passaram a consultar a internet
na busca por apoio teórico e didático. O objetivo desse texto é apresentar o estudo decorrente da análise
de situações-problema presentes em livros didáticos disponibilizados gratuitamente pela internet. Nosso
caminho teórico-metodológico está embasado nos referenciais teóricos de campo conceitual aditivo de
Vergnaud e de ambientes de aprendizagem investigativa e crítica de Skovsmose. Os resultados da nossa
análise apontam caminhos diversificados para a reelaboração de problemas do campo aditivo, a fim de
orientar professor e aluno a desenvolver cenários de investigação em sala de aula. Esse estudo concluiu
que tal encaminhamento traz uma dimensão crítica e significativa para a prática pedagógica.
Descargas
Citas
ABRAHÃO, A. M. C; SILVA, L. A.; MADALENA, S. P.; ARANTES, S. A. C. Problemas
de livros didáticos: campo conceitual aditivo em discussão. In: Encontro Nacional de
Educação Matemática (ENEM), 14., 2022, Edição Virtual: Sociedade Brasileira de
Educação Matemática (SBEM - RJ), 2022. Disponível em:
https://youtu.be/vSy3ZAV9xnM>. Acesso em: 20 jun. 2022.
ABRAHÃO, A. M. C; OGLIARI, E; SILVA, L. A.; MADALENA, S. P.; ARANTES, S. A.
C. Resolução de Problemas do Campo Aditivo. In: Encontro de Educação Matemática do
Estado do Rio de Janeiro (EEMAT), 8, 2021, Edição Virtual: Sociedade Brasileira de
Educação Matemática (SBEM), 2021. Disponível em:
<https://www.even3.com.br/eematrj2021/>. Acesso em: 20 jun. 2022.
ABRAHÃO, A. M. C., SERRA, A. F. V. Formação Do Pedagogo: Ensino E Aprendizagem
Do Campo Aditivo. In: Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro
(EEMAT), 7, 2018, Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM -
RJ), 2018. Disponível em: <https://sbemriodejaneiro.org/anais/>. Acesso em: 20 jun. 2022.
ABRAHÃO, A. M. C.; VIEIRA, E. R. Formulação de Problemas do Campo Multiplicativo:
alternativa de uso do livro didático, Cap.2. In: Aplicações e reflexões da resolução de
problemas para o ensino e aprendizagem de matemática. Adnelson Jati Batista, Rafael
Filipe Novôa Vaz, Solange Almeida Santos (org.). Boa Vista: Ed. EDUCITEC, p.43-77,
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Curricular Nacional Comum:
Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 2017. Disponível
em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#fundamental/a-area-de-matematica>. Acesso
em: 09 ago. 2021.
GIOVANNI JÚNIOR, J. R. A conquista da matemática, obra em 5 v. do 1º ao 5º ano. São Paulo: FTD, 2018. Disponível em: <https://www.leonardoportal.com/p/acervo-dematematica.html>. Acesso em: 14 dez. 2021.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; GITIRANA, V.; NUNES, T. Repensando Adição e
Subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 3. ed. São Paulo: PROEM,
MENDONÇA, T. M.; PINTO, S. M.; CAZORLA, I. M.; RIBEIRO, E. As estruturas aditivas
nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo diagnóstico em contextos diferentes.
Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, México, v. 10, n. 2,
p. 219-239, jul. 2007.
PASSOS, C. M. C.; SILVA, Z. A. I. Caderno do Futuro: matemática - obra em 5 v. do 1º
ao 5º ano. São Paulo: IBEP, 2013. Disponível em:
<https://www.leonardoportal.com/p/acervo-de-matematica.html>. Acesso em: 14 dez. 2021.
PIAGET, J. SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
PROF. LEONARDO PORTAL. Prof. Leonardo Portal, c2021. Página inicial. Disponível
em: < https://www.leonardoportal.com/>. Acesso em: 14 dez. 2021.
SCARPELLI, R.T. Um estudo sobre o ensino de multiplicação em uma escola bilíngue de
surdos. 2022. 285 p. Tese (Doutorado em Ensino da Matemática) - Programa de Pósgraduação em Ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, nº 14, p. 66-91, 2000.
TOLEDO, C. M. (ed.). Buriti mais: matemática - obra em 5 v. para alunos do 1° ao 5º ano.
São Paulo: Moderna, 2017. Disponível em: <https://www.leonardoportal.com/p/acervo-dematematica.html>. Acesso em: 14 dez. 2021.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da
matemática na escola elementar. Tradução de: MORO, M. L. F. Curitiba: Editora UFPR,
VERGNAUD, G. A psicologia da educação. In: PLAISANCE, E.; VERGNAUD, G. As
ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003.
VIEIRA, E. R.; ABRAHÃO, A. M. C. Conceitos do campo multiplicativo e a metodologia de
resolução de problemas In - Articulações entre Ensino e Pesquisa em Educação Matemática
nos Anos Iniciais. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM
TEIA), Pernambuco, v. 12, n. 3, p. 1-21, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.