PEDAGOGICAL RESIDENCE: AN ANALYSIS COMPARATIVE OF DOCUMENTATION OF THE PRECEPTOR AND RESIDENT

uma análise comparativa das documentações do preceptor e do residente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9567

Abstract

Neste artigo, buscamos identificar aproximações e distanciamentos entre a documentação de preceptores e residentes no Programa de Residência Pedagógica de uma escola estadual brasileira. Traçamos as trajetórias documentais de um preceptor e de seu residente e analisamos seus trabalhos documentais referentes à equação de 1º grau para alunos do 7º ano. Como referencial teórico, utilizamos a Abordagem Documental Didática. A metodologia de pesquisa reflexiva nos permitiu acompanhar os participantes com entrevistas e observações. Os resultados mostram similaridades entre os recursos utilizados e diferenças entre os eventos das trajetórias documentais. Além disso, observamos um distanciamento entre o trabalho documental do preceptor e do residente, especialmente no que se refere à utilização de recursos humanos na composição de seus documentos. O estudo em questão nos permitiu identificar que durante a participação na Residência Pedagógica, os participantes ampliaram seus sistemas de recursos, evoluíram em suas concepções sobre a profissão docente e refletiram sobre sua formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosana Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

UFPE 

Verônica Gitirana, Universidade Federal de Penambuco

Atualmente como Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Pernambuco no CAA - Campus Acadêmico do Agreste, Pós-doutora (com Bolsa de Estágio Sénior da CAPES) junto ao IFÉ (Institute Français dÉducation) da ENS-Lyon na França, em 2017-2018, pesquisando na área de recursos docente para o ensino da matemática, Verônica Gitirana concentra suas pesquisas no desenvolvimento, uso e validação de recursos digitais para o ensino da matemática e formação dos professores, nesse contexto. Trabalha também com outros recursos, como Livro-didático, jogos matemáticos com materiais manipulativos. Coordenou, ainda, a avaliação em Matemática do Programa Nacional do Livro Didático de 2018, 2017, 2016. Bacharel e Mestre em Matemática pela UFPE, ela doutorou-se pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres em 1998, investigando o uso de softwares no ensino de Funções. Atualmente, pauta seus estudos na: abordagem documental do didático, orquestração instrumental, metaorquestração instrumental, orquestrações de formação, teoria dos campos conceituais e teoria dos esquemas, teoria histórico-cultural da atividade, CSCL e o registro de representação semiótica.

References

ADLER, J. Conceptualising resources as a theme for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, v.3, p. 205–224, 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/21770958/Conceptualising_resources_as_a_theme_for_teacher_e ducation. Acesso em: 13 jul. 2024.

BAPTISTA, M. Concepção e implementação de actividades de investigação:um estudo com professores de física e química do ensino básico. Tese de doutorado. Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/1854. Acesso em: 04 jun. 2024.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Edital nº 06/2018. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf.

BRASIL. Edital Prograd Residência Pedagógica nº 25/2022. Seleção de discentes e de residentes para o programa institucional do residência pedagógica da ufpe 2022. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/38970/4346917/EDITAL+N%C2%BA+25-2022-+SELE%C3%87%C3%83O+DISCENTES_RP+2022.pdf/15228140-a1d5-4662-8c37-9ef1685ff4ac Acesso em 18 mai. 2023.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. Tradução de Katiane de Morais Rocha. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 6, n. 3, p.1-43, 2015.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Towards new documentation systems for mathematics teachers? Educational Studies in Mathematics, 71(3), 199–218, 2008.

PEPIN, B.; GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Re-sourcing teachers’ work and interactions: a collective perspective on resources, their use and transformation. ZDM, v.45, n.7, p.929-943, 2013.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies; approche cognitive des instruments contemporains. [s.l.]: Armand Colin. 1995. Disponível em: https://hal.archives- ouvertes.fr/hal-01017462. Acesso em: 16 jun. 2024.

ROCHA, K. M. Uses of online resources and documentational trajectories: the cases of Sésamath. Anais do 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburg, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/29067682/Uses_of_online_resources_and_documentational_trajectories_the_case_of_S%C3%A9samath. Acesso em: 04 jun. 2024.

ROCHA, K. M.; TROUCHE, L. Trajetória documental: uma análise da história da integração de recursos na prática do professor de matemática. Anais do I LADIMA, Bonito/MS, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/30150890/Trajet%C3%B3ria_documental_uma_an%C3%A1lise_da_historia_da_integra%C3%A7%C3%A3o_de_recursos_na_pr%C3%A1tica_do_professor_de_matem%C3%A1tica. Acesso em: 15 jun. 2024.

ROCHA, K. M.; TROUCHE, L. Documentational trajectory: a tool for analyzing the genesis of a teacher’s resource system across her collective work. Anais do Congress of european research in mathematics education, ERME, Dublin, Irlanda. 3732-3739, 2017. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01541068/document. Acesso em: 20 mai. 2024.

SILVA, R.M. Residência Pedagógica: aproximações e distanciamentos entre as documentações do preceptor e do residente. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40604/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Rosana%20Maria%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.

TROUCHE, L.; GUEUDET, G.; PEPIN, B.; ROCHA, K.; ASSIS, C.; IGLIORI, S. A abordagem documental do didático. The Documentational Approach to Didactics Multilingual project, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/44649416/A_abordagem_documental_do_did%C3%A1tico. Acesso em: 04 jun. 2024.

VERGNAUD, G. Au fond de l’action, la conceptualisation. In J.-M. Barbier (Éd.), Savoirs théoriques et savoirs d’action. Paris: Presses Universitaires de France, p. 275-292 2011.

VERGNAUD, G. Quais questões a teoria dos campos conceituais busca responder? In: Anais do I Simpósio Latino - Americano de Didática da Matemática. Bonito/MS, 2016. Disponível em: http://ladima.tuseon.com.br/uploads/file_manager/source/d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/oficinas/CONFER%C3%8ANCIA%20 1%20- %20PORTUGU%C3%8AS.pdf. Acesso em: 20 mai. 2024.

Published

2024-12-30

How to Cite

Silva, R. M. da, & Gitirana, V. (2024). PEDAGOGICAL RESIDENCE: AN ANALYSIS COMPARATIVE OF DOCUMENTATION OF THE PRECEPTOR AND RESIDENT : uma análise comparativa das documentações do preceptor e do residente. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–25. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9567

Issue

Section

Artigos Científicos