PEDAGOGICAL RESIDENCE: AN ANALYSIS COMPARATIVE OF DOCUMENTATION OF THE PRECEPTOR AND RESIDENT
uma análise comparativa das documentações do preceptor e do residente
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9567Abstract
Neste artigo, buscamos identificar aproximações e distanciamentos entre a documentação de preceptores e residentes no Programa de Residência Pedagógica de uma escola estadual brasileira. Traçamos as trajetórias documentais de um preceptor e de seu residente e analisamos seus trabalhos documentais referentes à equação de 1º grau para alunos do 7º ano. Como referencial teórico, utilizamos a Abordagem Documental Didática. A metodologia de pesquisa reflexiva nos permitiu acompanhar os participantes com entrevistas e observações. Os resultados mostram similaridades entre os recursos utilizados e diferenças entre os eventos das trajetórias documentais. Além disso, observamos um distanciamento entre o trabalho documental do preceptor e do residente, especialmente no que se refere à utilização de recursos humanos na composição de seus documentos. O estudo em questão nos permitiu identificar que durante a participação na Residência Pedagógica, os participantes ampliaram seus sistemas de recursos, evoluíram em suas concepções sobre a profissão docente e refletiram sobre sua formação.
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