Educação Financeira
uma análise da produção em teses brasileiras entre 2013 e 2023
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9267Resumen
Este estudo mapeou tendências de pesquisa em Educação Financeira (EF) em teses de doutorado brasileiras (2013–2023) na base Sucupira no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram selecionadas 26 teses, a partir de critérios de inclusão (foco explícito em EF, período delimitado entre 2013 e 2023, divulgação autorizada) e exclusão (foco secundário, período fora do recorte selecionado). Adotou‐se abordagem bibliográfica de mapeamento horizontal, examinando área de concentração, ano e local de defesa, fontes de dados, nível de ensino, temas e fundamentos teórico‐metodológicos. Os resultados indicam que 53,8% das teses estão vinculadas a programas de Educação, embora haja produção relevante nas áreas de Psicologia, Economia, Engenharia, Design, Ciências Sociais e outras. O maior número de defesas concentrou‐se em 2019, possivelmente em função da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Geograficamente, a região Sudeste lidera, com 15 teses; seguida pelo Sul (8); Nordeste (2); e Centro‐Oeste (1); nenhuma tese foi registrada no Norte. Embora o campo de estudo sobre EF em teses de doutorado tenha avançado em diversidade temática e metodológica, persistem lacunas em contextos e populações específicas, apontando a necessidade de estudos centrados em professores e em etapas da Educação Básica ainda não contempladas. Enfatizamos que este estudo pode auxiliar a identificar as trajetórias já percorridas na pesquisa científica sobre EF, fomentando novas propostas de estudo nessa área.
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