Conhecimento especializado para ensinar Geometria face à BNCC
o que revela a autoavaliação de professores
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.93-116Abstract
Este artigo apresenta uma análise do conhecimento especializado de professoras polivalentes, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre os objetos de conhecimento do eixo temático de Geometria propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os pressupostos teóricos da pesquisa foram delineados com base no modelo teórico-analítico de Carrillo et al. (2014), denominado Mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) e com a Teoria dos Van Hiele sobre os níveis do pensamento geométrico. A pesquisa, do tipo estudo de caso, foi realizada com professoras de escolas públicas de um município paranaense e o instrumento de coleta de dados foi o questionário CORE. Segundo os níveis do pensamento geométrico da teoria dos Van Hiele, pode-se inferir que o conhecimento das professoras polivalentes se encontra entre os níveis de visualização e de dedução informal, o que pode justificar a ênfase do ensino de Geometria à identificação e à apresentação da nomenclatura das figuras planas, em detrimento de conteúdos mais complexos propostos no currículo escolar. Constatou-se que as fragilidades sobre os conhecimentos específicos de Geometria também ficaram evidentes quando se investigou o conhecimento pedagógico de Geometria, fortalecendo a hipótese de que se o professor apresenta dificuldades na compreensão de um conceito geométrico, poderá ter para ensiná-lo.
Downloads
References
ALMEIDA, A. et al. Conhecimento matemático especializado do professor que ensina geometria na educação infantil e nos anos iniciais: um estudo de caso de estimação de (e) medida de comprimento. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA
MATEMÁTICA - CIEM, 7., 2017, Canoas. Anais eletrônicos [...]. Canoas: ULBRA, 2017. Disponível em:
http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vii/paper/view/7402/3460. Acesso em: 14 jun. 2020.
ALMOULOUD, A. A. et al. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2004. p. 94-108. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xzRGKxDRJ6XS4ZXxLnBTkFL/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 de maio de 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 de out. de 2018.
CARRILLO, J. et al. El razonamiento geométrico según el modelo de Van Hiele. In: CARRILLO, J. et al. Didáctica de las Matemáticas para maestros de Educación Primaria. Huelva: Colección Didactica y desarrollo, 2016. p. 173-196.
CARRILLO, J. et al. Nuestras concepciones sobre la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/267392675. Acesso em: 10 ago. 2018.
CARVALHO, J. B. P. F de. Matemática: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010.
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7842-2011-matematica-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio de 2020.
CLIMENT, N. Réplica sobre el conocimiento de la estructura de la Matemática. In: CLIMENT N.; MONTES, M. A. (orgs.). Conocimiento de la estrutura matemática (KSM). In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO MTSK, 2015, Huelva. Anais […]. Huelva: UH, 2015. p. 25-29. Disponível em:
https://cdn.congresse.me/34xky5cyoaau7rw9apgj4eigmap8. Acesso em: 18 de set. de 2018.
ESCUDERO-ÁVILA, D.; CARRILLO, J. Conocimiento de los estándares de aprendizaje de las matemáticas (KMLS). In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO MTSK, 2015, Huelva. Anais […]. Huelva: UH, 2015. p. 49-54. Disponível em: https://cdn.congresse.me/34xky5cyoaau7rw9apgj4eigmap8. Acesso em: 18 de set. de 2018.
ESCUDERO-ÁVILA, D.; CLIMENT, N.; VASCO, D. Conocimiento de las características del aprendizaje de las matemáticas (KFLM). In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO MTSK, 2015, Huelva. Anais […]. Huelva: UH, 2015. p. 42-48. https://cdn.congresse.me/34xky5cyoaau7rw9apgj4eigmap8. Acesso em: 18 de set. de 2018.
ESCUDERO-ÁVILA, D.; CONTRERAS, L. C.; VASCO, D. Conocimiento de las enseñanzas de las matemáticas (KMT). II CONGRESSO IBEROAMERICANO MTSK, 2015, Huelva. Anais […]. Huelva: UH, 2015. p. 35-41. https://cdn.congresse.me/34xky5cyoaau7rw9apgj4eigmap8. Acesso em: 18 de set. de 2018.
FLORES-MEDRANO, E. et al. Nuestra Modelación del Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas, el MTSK. In: CARRILLO, J. et al. (orgs.). Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267392675_Un_marco_teorico_para_el_Conocimiento_especializado_del_Profesor_de_Matematicas. Acesso em: 20 maio 2020.
FLORES-MEDRANO, E. Conocimiento de la práctica matemática (KPM). In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO MTSK, 2015, Huelva. Anais […]. Huelva: UH, 2015. p. 30-34. Disponível em:
https://cdn.congresse.me/34xky5cyoaau7rw9apgj4eigmap8. Acesso em: 18 de set. de 2018.
LOUGHRAN, J.; MULHALL, P.; BERRY, A. In search of pedagogical content knowledge in science: developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.20007. Acesso em: 10 de out. de 2018.
MONTES, M. A.; CLIMENT, N. Conocimiento de la estrutura matemática (KSM). In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO MTSK, 2015, Huelva. Anais […]. Huelva: UH, 2015. p. 21-29. Disponível em:
https://cdn.congresse.me/34xky5cyoaau7rw9apgj4eigmap8. Acesso em: 18 de set. de 2018.
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A Geometria nas Séries Iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
NASSER, L.; SANT’ANNA, N. F. P.: Geometria segundo a Teoria de Van Hiele, IM/UFRJ, 1997.
NASSER, l.; VIEIRA, E. R. Formação de professores em Geometria: uma experiência no ciclo de alfabetização. VIDYA, v. 35, n. 2, p. 19-36, jul./dez., 2015 - Santa Maria, 2015. Disponível em:
https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/600/556. Acesso em: 14 ago. 2018.
PASSOS, C. L. B. Representações, interpretações e prática pedagógica: A Geometria na sala de aula. 2000. 364 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em:
https://docplayer.com.br/12924738-Representacoes-interpretacoes-e-pratica-pedagogica-a-geometria-na-sala-de-aula.html. Acesso em: 20 de fev. de 2018.
PAVANELLO, R. M. Formação de possibilidades cognitivas em noções geométricas. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. In: Revista Zetetiké, Ano I, nº1/1993, p.7-17. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822. Acesso em: 20 de jun. de 2020.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, Harvard, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. Disponível em:
https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf. Acesso em: 21 de fev. de 2023.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, California, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.
Disponível em:
https://www.jstor.org/stable/1175860. Acesso em: 21 de fev. de 2023.
SILVA, A. G. da. O professor dos anos iniciais e o conhecimento de Geometria. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. Disponível em:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1241. Acesso em: fev. de 2018.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
VAN DE WALLE, J. Matemática no Ensino Fundamental - formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.