A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A CONDUÇÃO DE TRILHAS DA MATEMÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.328-351

Keywords:

Modelagem Matemática, Etnomodelagem, Trilhas de Matemática, Perspectiva Sociocultural

Abstract

The math trail project can be considered as a pedagogical action that teachers can use to promote local mathematical practices so that students can perceive mathematical knowledge applied in tasks performed outside the classroom, at specific points in the streets of their town. Thus, the main objective of this article is to present and analyze mathematical modelling in its related sociocultural perspective as a methodological proposal focused on ethnomodelling, which seeks to assist students in reading their reality, aiming to guide them towards a better understanding of their surroundings through the use of these trails. This approach allowed for an in-depth interaction of the participants with the world itself. In this sense, exploratory qualitative research was conducted with former students and national and international researchers who developed and developed practices related to the math trails. Thus, through the triangulation of data and the use of methodological design adapted from the grounded theory, it was found that the mathematical modeling linked to the Mathematical Trails have pedagogical possibilities that can be applied in classrooms and help students to understand mathematics as a humanistic enterprise, as well as discovering its relevance in economics, politics, society, and culture so that they can mobilize the skills to help them understand the problems faced daily.

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Author Biographies

Jéssica Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2012-2016) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), participou como professora voluntária no projeto de extensão "Reforço ENEM" (2014-2015) promovido pela Faculdade de Educação do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). De 2015 a 2017 atuou como professora de Física para o Ensino Médio no Centro Educacional Silveira Rocha (CESIR), atualmente leciona Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental no Colégio Coração de Estudante (CORE). Tem experiência em Educação Matemática e interesse, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores; Modelagem Matemática; Etnomatemática; Etnomodelagem e Tecnologias Digitais. Atualmente é participante do Grupo de Discussões sobre Modelagem na Educação Matemática .

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto

Daniel Clark Orey, Ph.D. é Professor Emeritus de Educação Multicultural e Matemática, na California State University, Sacramento, na qual exerceu a profissão docente de 1987 a Janeiro de 2011. Nessa mesma universidade, ele foi instrutor no Department of Learning Skills (Departamento de Aprendizagem de Habilidades) e foi membro do corpo docente do programa de doutorado em Educational Leadership (Liderança Educacional). Como Coordenador e Principal Investigador do Projeto Coleção de Algoritmos (Algorithm Collection Project), Dr. Orey está interessado no estudo das diversas maneiras pelas quais os imigrantes recém-chegados em comunidades californianas, pensam, raciocinam e calculam matematicamente. Dr. Orey se formou no magistério, na Oregon State University, em 1978, e começou a lecionar matemática na Monitor Elementary School, em Mount Angel, Oregon. Posteriormente, ele também lecionou a mesma disciplina nas seguintes escolas: Riverdale School, em Portland, no Oregon; Colégio Americano de Guatemala, na Cidade de Guatemala e na Escuela Americana, em Bananera, na Guatemala. Dr. Orey se doutorou em Curriculum and Instruction in Multicultural Education (Currículo e Instrução em Educação Multicultural) pela University of New México (Universidade do Novo México), em 1988. Ambas as pesquisas de mestrado e doutorado foram financiadas pela instituição Mellon-Tinker. Durante a pesquisa de doutorado, Dr. Orey atuou como consultor no Colégio Americano de Puebla e na Apple do México. Em 1992, Dr. Orey teve um papel importante na fundação da Sociedade Internacional para Estudos da Criança, na qual ele atuou como secretário geral por vários mandatos. Atualmente, ele é o vice-presidente dessa instituição. No período de 1995 a 1998, Dr. Orey foi o diretor do Professional Development (Desenvolvimento Profissional) e do Center for Teaching and Learning (Centro para o Ensino e Aprendizagem) na Califórnia State University, Sacramento. Em 1998, a convite do Prof. Ubiratan D?Ambrosio, Dr. Orey atuou como Fulbright Scholar, na PUC de Campinas, na qual realizou pesquisas em salas de aula e ministrou cursos na área de etnomatemática e modelagem. Durante o ano escolar de 2005-2006, Dr. Orey atuou como professor-pesquisador visitante, com patrocínio do CNPq, na área de educação matemática, em etnomatemática, na Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2007, Dr. Orey atuou como Senior Fulbright Specialist em Kathmandu University, Nepal, realizando palestras sobre temas relacionados com a Educação Matemática e lecionando sobre etnomatemática e modelagem. Dr. Orey publicou inúmeros livros, artigos e capítulos de livro, em diversos idiomas. Ele também ministrou workshops e cursos, realizou apresentações orais, e proferiu palestras, em diversos países. Dr. Orey fala e escreve, fluentemente, em inglês, português e espanhol. Em março de 2011, Dr. Orey aceitou o cargo de professor de educação matemática no Centro de Educação Aberta e a Distância na Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Agora ele serve como professor associado II no Departamento de Educação Matemática no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas - Universidade Federal de Ouro Preto.

Published

2021-12-14

How to Cite

Rodrigues, J., & Orey, D. C. (2021). A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DA MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A CONDUÇÃO DE TRILHAS DA MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 328–351. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.328-351