MATHEMATICAL MODELLING AS A PEDAGOGICAL ACTION: EXTRAPOLATING CLASSROOM SPACES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.145-170

Keywords:

Ação pedagógica, Perspectiva sociocrítica, Atividades extraclasse, Análise Combinatória, Modelagem Matemática

Abstract

This article presents an excerpt from a research for a professional master's degree in mathematics education conducted with 17 second-year high school students, from a private school, in a city located in the eastern region of the State of Minas Gerais, whose objective is to present a pedagogical action for the sociocritical perspective of Mathematical Modeling related to the development of Combinatorial Analysis concepts. During the development of the modelling activities, students in their groups visited gyms to observe the processes of prescription of bodybuilding training sheets at peak times, in which it is usually necessary to rotate equipment between the attendants of this type of physical training. After this visit, students performed curricular activities in mathematics classes to analyze processes of prescription of training sheets and develop mathematical models with the support of the knowledge related to combinatorial analysis, which aimed to minimize and/or reduce the problem of congestion in the visited gyms. The data produced in this research are qualitative in nature in which they were analyzed through an adaptation of the Grounded Theory. The results show that one of the suggestions to minimize the problem of congestion in these gyms was to increase the number of machines in the weight room. It is important to highlight that the critical and reflective discussions about the quality of the service offered by the gyms were also observed by the students in the process of elaborating mathematical models.

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Author Biographies

Ticiano Azevedo Bastos, Secretaria de Educação de Minas Gerais

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2019), especialista em Educação Matemática pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC (2006) e graduado em Matemática, licenciatura plena, pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2004). Desde o ano de 2004 atuo na área da Educação, com experiência na docência de Matemática no Ensino Básico - Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e no Ensino Superior na docência das disciplinas de Álgebra Linear, Cálculo Integral e Diferencial, Estatística e Probabilidade, Fundamentos de Matemática, Geometria Analítica, Matemática Financeira, Matemática Discreta e Pré Cálculo. Realizo pesquisas na área da Educação Matemática relacionadas à Modelagem Matemática.

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui licenciatura em Ciências/Matemática-Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto Amaral-FCLPAA (1983) e licenciatura em Pedagogia-FCLPAA (1994), em Amparo-SP. Especialização Educação Matemática-Etnomatemática/Modelagem-PUC/Campinas (1999). Mestrado Educação Matemática, California State University, Sacramento-CSUS (2000). Doutorado em Educacão, Liderança Educacional-CSUS (2010), Estados Unidos. Ambos diplomas revalidados pela USP. Pós-Doutorado em Educação-Etnomodelagem-USP (2015). Professor Associado II, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atuando como professor/pesquisador desde 2011. Membro do Conselho Departamental-CEAD/UFOP (2016/2021). Membro (2014/2018) e membro suplente (2020/2022) do Colegiado do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática-UFOP. Presidente Colegiado Curso Licenciatura Matemática,distância, CEAD/UFOP (2016/2021). Membro da Subcâmara das Llcenciaturas-UFOP, desde 2012. Membro Colegiado Curso Licenciatura Pedagogia, distância-CEAD/UFOP (2017/2021). Presidente Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Licenciatura Matemática a distância-CEAD/UFOP, desde 2015. Membro suplente da Comissão Permanente de Internacionalização-CPInter/UFOP (2020/2022). Membro do North American Study Group on Ethnomathematics (NASGEm), Estados Unidos, desde 2000. Foi representante dos professores do Departamento de Educação Matemática (DEEMA), no Conselho Departamental-ICEB/UFOP (2016/2020) e membro do Comitê Gestor-UFOP (2014/2018). Atua como: a) Vice-coordenador Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática-UFOP (2018-2022), b) Presidente do International Study Group on Ethnomathematics-ISGEm (2020-2024). Estados Unidos, c) Editor do Journal of Mathematics and Culture (Qualis B4), Estados Unidos, desde 2011, d) Editor do Journal of Numerical Cognition, Alemanha (2014-2021), Editor do ISGEm Newsletter, Estados Unidos, desde 01/2020 e) Coordenador GT5-História da Matemática e Cultura-SBEM (2018/2021), f) Membro Diretoria - International Committee (IC) - Mathematics Education and Society-MES (2015-2021), g) Membro Diretoria-The International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications?ICTMA (2017-2023). h) Membro Diretoria-Primeiro Tesoureiro-SBEM-MG (2019/2021), i) Membro Conselho Nacional Deliberativo (CND)-SBEM (2018-2021), j) Membro Conselho Nacional Editorial-CNE/SBEM (2019-2021), k) Membro Comitê Editorial de 18 periódicos e parecerista de 30 periódicos nacionais e internacionais, o) Membro do Comitê de Organização de 25 eventos nacionais e internacionais, p) Membro Conselho Nacional Editorial-SBEM (2019-2021), l) Orientação de 12 dissertações de mestrado concluídas, m) Coorientação de 3 dissertações de mestrado concluídas, n) Orientação de 3 iniciações científicas concluídas. Consultar Lattes para detalhamento de produções científicas (artigos, capítulos e livros, publicações em anais de eventos) - todas as produções são comprovadas. Atuou como: a) Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-Regional Minas Gerais-SBEM-MG (2015/2018), b) Vice-coordenador GT5-SBEM (2015-2018) e c) Membro Diretoria-International Study Group on Ethnomathematics-ISGEm (2014-2019). Foi coordenador de: a) Grupo de Estudo em Etnomatemática, ICME-13, Alemanha (2016) e b) Diretor do Tema: Aspectos Socioculturais da Matemática, XV CIAEM, México (2019). Organizou e escreveu livros, capítulos e artigos qualificados em inglês, espanhol e português. Foi palestrante, participou de mesas-redondas e coordenou sessões em congressos nacionais e internacionais. É membro de corpo editorial e parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em Educação Matemática nas áreas: Etnomatemática, Modelagem, Etnomodelagem, Currículo e Instrução, Liderança Educacional, Educação Inclusiva e Educação a Distância. Desde 03/2019 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Published

2021-12-14

How to Cite

Bastos, T. A., & Rosa, M. (2021). MATHEMATICAL MODELLING AS A PEDAGOGICAL ACTION: EXTRAPOLATING CLASSROOM SPACES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 145–170. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.145-170