FRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL DE 2013 A 2019

Authors

  • Nilce Fátima Scheffer Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Arthur Belford Powell RUTGERS University, Newark, NJ, EUA

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.8-37

Abstract

Melhorar o desempenho em matemática nas escolas de Educação Básica depende principalmente da compreensão e proficiência dos alunos com números racionais, especialmente frações. O que revelam as pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de frações? Para aprender frações, qual o papel das representações gráficas, dos materiais manipulativos e das tecnologias digitais? O estudo explora estas questões através da análise de dissertações, teses e artigos brasileiros publicados de 2013 a 2019, os quais investigam o conhecimento de frações na educação básica. Esta investigação
utilizou a análise qualitativa e documental para organizar e categorizar dados de uma amostra de 56 estudos. Os resultados indicam que as dissertações, teses e artigos relatam reflexões práticas e teóricas sobre processos cognitivos, interpretações semânticas e abordagens pedagógicas com diferentes materiais manipulativos e digitais relacionados ao conhecimento da fração. Além disso, as dissertações, teses e artigos oferecem propostas instrucionais que enfatizam as interpretações de partetodo,
de medida e de magnitude para frações.

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Published

2021-01-22

How to Cite

Scheffer, N. F., & Powell, A. B. (2021). FRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL DE 2013 A 2019. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 8–37. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.8-37

Issue

Section

Artigos Científicos