FRAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL DE 2013 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.8-37Abstract
Melhorar o desempenho em matemática nas escolas de Educação Básica depende principalmente da compreensão e proficiência dos alunos com números racionais, especialmente frações. O que revelam as pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de frações? Para aprender frações, qual o papel das representações gráficas, dos materiais manipulativos e das tecnologias digitais? O estudo explora estas questões através da análise de dissertações, teses e artigos brasileiros publicados de 2013 a 2019, os quais investigam o conhecimento de frações na educação básica. Esta investigação
utilizou a análise qualitativa e documental para organizar e categorizar dados de uma amostra de 56 estudos. Os resultados indicam que as dissertações, teses e artigos relatam reflexões práticas e teóricas sobre processos cognitivos, interpretações semânticas e abordagens pedagógicas com diferentes materiais manipulativos e digitais relacionados ao conhecimento da fração. Além disso, as dissertações, teses e artigos oferecem propostas instrucionais que enfatizam as interpretações de partetodo,
de medida e de magnitude para frações.