O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UM PANORAMA DE PESQUISAS POR MEIO DE UMA METASSÍNTESE
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.38-61Abstract
Este artigo visa identificar e compreender as tendências acerca dos aspectos teóricos e metodológicos que permeiam as pesquisas sobre geometria espacial em âmbito mundial entre 2009 e
2018. A partir de pesquisas nas bases de dados Web of Science, ERIC, Mathematics Education e PsycINFO, observou-se que 15 artigos se relacionam com o ensino de geometria espacial e, sobre
estes, realizou-se uma metassíntese para definir as tendências de pesquisas. Observou-se que os artigos relacionados com o ensino de geometria espacial são, em sua maioria, pesquisas empíricas com o foco na educação básica, tendo como objeto de observação alunos de ensino fundamental nos anos finais e de ensino médio, e, assim como os artigos com foco em professores, aplicaram testes e/ou separaram alunos ou professores em grupos para posterior comparação.