CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE ALUNOS E PROFESSOR EM AULAS DE MATEMÁTICA FUNDAMENTADAS NO USO DE TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.62-88Abstract
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por intuito caracterizar as ações docente e as ações discentes, durante a utilização de um objeto de aprendizagem na lousa
digital. A investigação adotou uma abordagem qualitativa e as informações foram obtidas no decurso das aulas de Matemática com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os dados decorrentes de duas aulas foram coletados por meio de notas de campo registradas pelos pesquisadores e de gravações em vídeo que foram posteriormente transcritas e analisadas. Pautados nos procedimentos da Análise de Conteúdo encontramos como resultados: 21 categorias e 58 subcategorias de ações docente; e 35 categorias e 88 subcategorias de ações discentes. Ao compararmos as categorias encontradas por meio desta pesquisa com as categorias que emergiram de investigações resultantes de
aulas expositivas e de aulas que utilizaram materiais didáticos manipuláveis, percebemos que as aulas fundamentadas na utilização de objetos de aprendizagem produziram um número maior de categorias de ações docente e discentes.