PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE FORMAÇÃO, SABERES E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE PRESENTES EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.89-108Abstract
As pesquisas em Educação Matemática têm se voltado cada vez mais para a formação do professor que ensina Matemática, e para temáticas emergentes nesse campo, como, por exemplo, a
identidade profissional e os saberes docentes. Assim, este estudo objetiva identificar os aportes teóricos específicos acerca da formação docente utilizados em pesquisas educacionais que abordam saberes e identidade profissional do professor que ensina Matemática. Para tanto, busca responder às seguintes questões: que perspectivas teóricas e abordagens são empregadas? Como é abordada a formação docente? Que resultados são evidenciados nas pesquisas? Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa do tipo Estado da Questão, investigando dissertações e teses em bases de dados brasileiras. Os resultados revelam a necessidade de maior fundamentação teórica acerca dos conceitos e discussões em torno da área de formação docente, bem como de maior articulação entre as categorias identidade profissional docente e formação de professores nas pesquisas investigadas. Aponta-se, ainda, a coerência e consistência de fundamentação teórica em se tratando do tópico saberes da docência.