REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PRÁTICA USANDO MATERIAL CONCRETO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.109-126Abstract
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a aprendizagem das figuras espaciais à luz da teoria dos registros de representação semiótica por meio de uma atividade desenvolvida com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Para essa prática foram confeccionados sólidos geométricos (materiais concretos) que permitem sua planificação e reconstrução estimulando os alunos a
realizarem as atividades cognitivas de conversão e tratamento no registro figural. A pesquisa é de cunho qualitativa tendo a sala de aula como ambiente para a produção de dados. As análises, feitas à
luz do referencial teórico, revelam que a atividade possibilitou a mobilização dos registros discursivo e figural e as apreensões figurais expandindo à arquitetura cognitiva dos alunos, contribuindo em suas aprendizagens. Ao considerar que o acesso ao objeto matemático se dá por representações semióticas o
trabalho é um aporte para o ensino da geometria espacial considerando suas peculiaridades.