UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAL MANIPULÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE RADIANO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.127-152Abstract
O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um trabalho de conclusão de um curso de Licenciatura em Matemática, cujo objetivo geral foi investigar como se dá a
influência da utilização do material manipulável na aprendizagem do conceito de radiano. Foi elaborada uma proposta didática com ênfase na utilização de material manipulável. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados a observação e os registros escritos dos estudantes durante a experimentação da proposta didática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram nove estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Niterói-RJ. O referencial teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais e as considerações sobre o uso dos materiais manipuláveis. Ao término da investigação, conclui-se que a utilização dos materiais manipuláveis exerce grande motivação sobre o estudante,
promovendo o seu envolvimento com a aula. Entretanto, sua utilização, ainda que com a mediação adequada do professor, não é suficiente para a construção do conceito de radiano. Conjectura-se que a complexidade do conceito de radiano, sua especificidade enquanto unidade de medida e a necessidade de outras situações envolvendo tal conceito tenham contribuído para esse fato.