O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL – SC

Authors

  • Andressa Trainotti Instituto Federal Catarinense/IFC
  • Marilaine de Fraga Sant’Ana Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.375-392

Abstract

Este trabalho apresenta parte dos resultados obtidos com a dissertação de mestrado da primeira autora sob orientação da segunda autora, cujo objetivo geral da pesquisa foi reconhecer como a Educação Matemática Crítica e a Modelagem Matemática estão sendo contempladas no ensino da Estatística no ensino médio no município de Rio do Sul-SC. O embasamento teórico utilizado foi a Educação Estatística Crítica de Campos (2007) que visa desenvolver as habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico juntamente com os objetivos da Educação Matemática Crítica a fim de proporcionar uma pedagogia democrática e reflexiva. Segundo o autor, tais objetivos podem ser
desenvolvidos por meio de ambientes de Modelagem Matemática, visto que podem proporcionar um ambiente de problematização e investigação. A pesquisa possui caráter qualitativo e para a produção de dados foram realizadas entrevistas com docentes e observações do ambiente escolar. Para a análise de dados optou-se pelo método da triangulação e análise de conteúdo. Neste artigo são apresentados os resultados obtidos em uma das escolas participantes da pesquisa a partir da observação de uma
atividade de Modelagem Matemática. Foi possível obter evidências de desenvolvimento das habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como formação reflexiva e questionadora dos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-22

How to Cite

Trainotti, A., & Sant’Ana, M. de F. (2021). O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL – SC. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(20), 375–392. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.375-392

Issue

Section

Artigos Científicos