UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO NOÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.510-528Abstract
Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência realizada no sétimo ano do Ensino Fundamental que teve como objetivo desenvolver noções de Educação Financeira, em 2019. Portanto,
foram realizadas atividades que envolveram o cálculo da folha de pagamento, orçamento e planejamento financeiro, nas quais os alunos tinham dúvidas, visando à compreensão e gerenciamento
de gastos familiares e pessoais. Com base nesse objetivo, foi possível discutir a inclusão da Educação Financeira como parte integrante da formação do estudante enquanto cidadão consciente de sua situação financeira familiar. A coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos e falas onde a primeira atividade consistiu na elaboração de uma folha de pagamento. Depois, com base na folha e nas despesas, buscou-se saber como e quanto é gasto desse dinheiro. Por fim, realizou-se a simulação de uma compra, para que os estudantes tivessem noção de como gastar o seu dinheiro, economizar e ajudar suas famílias. Os resultados obtidos demonstraram que, ao desenvolver noções de Educação
Financeira por meio de atividades práticas, incentiva-se os estudantes a pensar criticamente, auxiliálos na compreensão de conceitos matemáticos, na tomada de decisões e no desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas, contribuindo para a sua aprendizagem.