DIMENSÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE QUESTÕES DO ENADE PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.95-119Abstract
O presente artigo tem como objetivo desvelar como as dimensões Formativa e Utilitária contribuem para o ensino de Matemática e se apresentam nas questões do Enade do Curso Superior de Administração. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior (CORSI, 2019) que analisou como a
Matemática se mostra nos documentos oficiais, institucionais e nas questões do ENADE do ano 2018 do Curso de Administração. A metodologia de pesquisa adotada teve abordagem qualitativa e o procedimento metodológico utilizado foi a análise documental. Foi analisada a mais recente Prova Oficial do Enade, realizada em 2018, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, o Projeto Pedagógico e os Planos de Ensino das disciplinas matemáticas de
uma IES. Os resultados deste trabalho demonstram que as dimensões Utilitária e Formativa e apresentam nas questões envolvendo conhecimento matemático, exigindo o desempenho dos estudantes em relacionar os conteúdos com outras áreas do conhecimento como a social, cultural,
política e pessoal. A presença de tais dimensões no Enade emergiu nas questões da prova do Curso de Administração aqui apresentadas e analisadas, que evidenciaram um caráter interpretativo, contextualizado e humanístico; constatou-se que poucas foram as questões envolvendo
aspectos/conteúdos matemáticos específicos. As dimensões Formativa e Utilitária assumem importante papel de contribuir para que o profissional possa não só desenvolver habilidades de raciocínio e de reflexão, bem como de análise de dados numéricos envolvendo fatos e situações reais e
profissionais do cotidiano do administrador.