PESQUISA BASEADA EM DESIGN E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Authors

  • Elisângela Fouchy Schons Universidade Franciscana (UFN)
  • Eleni Bisognin Universidade Franciscana (UFN)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.198-218

Abstract

A aprendizagem é uma atividade embasada nas práticas escolares e ocorre a partir da interação entre sujeitos e o meio. Na Matemática, o professor, em geral, é o responsável pela aproximação de seus alunos com o conteúdo, e essa condução é feita a partir dos conhecimentos do conteúdo e didáticos que ele tem. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado que, por meio da Pesquisa Baseada em Design, visa ao desenvolvimento de intervenções pedagógicas em contextos reais de sala de aula, com os objetivos de melhorar a prática docente e produzir conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem de Geometria em alunos estagiários de um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse recorte, o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino desses estagiários foi analisado a partir do planejamento, aplicação e avaliação de uma atividade realizada
com alunos do Ensino Médio, com o objetivo de conceituar prismas e pirâmides por meio da exploração de embalagens e da utilização de recursos computacionais. Percebeu-se, no desenvolvimento das atividades e no relato dos estagiários, indícios de que eles possuem Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, pois programaram recursos, selecionaram metodologias de
ensino e elaboraram perguntas para tornar o conteúdo mais compreensível aos seus alunos. Pode-se inferir também que, a Pesquisa Baseada em Design por meio de seus pressupostos e organização, mostrou-se eficaz na construção do conhecimento matemático para o ensino desses estagiários na abordagem dos conteúdos de Geometria Espacial com alunos do Ensino Médio.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-12-10

How to Cite

Schons, E. F., & Bisognin, E. (2020). PESQUISA BASEADA EM DESIGN E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 198–218. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.198-218