CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: EXPLORANDO O TEOREMA DO VALOR INTERMEDIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.219-236Abstract
A Matemática no Ensino Superior tende a ser ensinada de maneira tradicional, na qual o professor é o responsável por transmitir o conhecimento e os estudantes são apenas receptores, sem
responsabilidade e sem participação em seu processo de aprendizagem. Visando explorar metodologias que contraponham este modelo de ensino, neste artigo, discutimos possibilidades de
tarefas investigativas acerca de conceitos matemáticos vistos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Análise Matemática, em particular o Teorema do Valor Intermediário. Assim, apresentamos
e analisamos um exemplo de atividade desenvolvida a partir de construções com o software GeoGebra. Para tal, assumimos uma abordagem qualitativa de pesquisa e, como lente teórica, a
proposta de Cenários para Investigação, a qual traz como principal característica, a abertura para cooperação investigativa por meio do diálogo. Como resultados, concluímos que, de fato, é possível
envolver estudantes do Ensino Superior em ambientes de aprendizagem investigativos, e ressaltamos a importância do software para a manutenção do diálogo, o qual dá suporte para a produção do conhecimento matemático.