A EVASÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VEZ E A VOZ DOS EVADIDOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.385-409Abstract
A evasão escolar na formação de professores de matemática na Educação a Distância é fenômeno multideterminado e multifacetado que afeta estudantes e instituições de ensino superior em todo o país. Nossos objetivos neste artigo buscaram: conhecer o perfil do estudante evadido e compreender as principais motivações que o levaram a desistir da licenciatura em matemática. Disparamos um questionário online para 1000 participantes de uma instituição particular de ensino superior com polos em todo o Brasil. Nossos resultados apontam que, prevalentemente, os estudantes evadidos: são homens, professores, casados e com filhos, arrimos de família e que, desistiram porque passavam por problemas financeiros ou ficaram desempregados, tiveram dificuldades com disciplinas
da área matemática (Cálculo, Álgebra, Estatística, Geometria Analítica, entre outras), sentiram a ausência do contato presencial com colegas de turmas e com professores, sentimento de abandono ou solidão, da falta de apoio do tutor presencial e até mesmo em estabelecer rotinas e hábitos de estudos.