UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO PDE-PR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.602-623Abstract
O PDE-PR é uma política pública de formação continuada que entre 2007 e 2016 se configurou como uma parceria entre Instituições de Ensino Superior e Educação Básica, tendo mudado de formato após esse período. Apresentamos, neste artigo, as percepções de professores formadores da UNIOESTE, que atuaram na primeira fase do PDE-PR, na área de Matemática, sobre o Programa e os possíveis efeitos dessa participação em sua prática. Um questionário foi enviado para quarenta e nove desses docentes, dos quais obtivemos vinte e nove respondentes. Das análises das
respostas emergiram suas percepções, apresentando, como principais aspectos positivos a aproximação da Educação Básica ao Ensino Superior; a reflexão de problemas ligados às escolas e ao trabalho do professor; e o afastamento remunerado. Como aspectos negativos foram citados a ascensão exclusiva e
obrigatória na carreira por meio do Programa; o desinteresse manifesto em alguns professores; e a seleção dos professores, em geral, já próximos à aposentadoria. Quanto aos efeitos dessa formação na própria prática, foram elencados, como avanço, a aproximação com a realidade escolar e, como desafio, a orientação em áreas diferentes de sua formação e atuação. No formato atual, as principais mudanças dizem respeito ao fato de que não é mais oportunizada uma formação de caráter coletivo, com participação das Universidades e com direito ao professor de afastamento remunerado para a formação, o que exclui pressupostos norteadores confirmados como pontos positivos do Programa.