PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.665-682Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a implementação de uma atividade destinada ao ensino e aprendizagem do conceito de integrais múltiplas e aplicações. A pesquisa possuiu uma
abordagem quanti-qualitativa e foi dividida em três momentos. Em um primeiro momento, foi aplicado um teste diagnóstico com os sujeitos da pesquisa, o qual teve o intuito de verificar os
conhecimentos prévios que esses indivíduos tinham ancorados em sua rede cognitiva. O segundo momento foi destinado a aulas expositivas e a terceira parte contou com desenvolvimento de vídeos pelos acadêmicos. Para análise dos vídeos, baseamo-nos nas Performances Matemáticas Digitais (PMD), as quais têm como fundamento a mediação do ensino e aprendizagem. Pode-se concluir que trazer uma abordagem diferente auxiliou os alunos a atribuírem significados aos conceitos estudados, de forma a trazer novas perspectivas do conteúdo por meio da PMD.