NARRATIVAS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.704-730Abstract
Este estudo tem como temática central de sua discussão a formação teórico-metodológica do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, o pedagogo. Busca-se analisar os sentidos atribuídos, por estudantes egressas do curso de Pedagogia do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), à sua formação matemática e à sua atuação como professoras nos anos iniciais do ensino fundamental; e identificar as contribuições e os desafios da formação matemática nessa atuação. Para tanto, as análises ao longo do texto se respaldam em estudos já realizados nessa vertente, como também em narrativas escritas por estudantes egressas do referido curso. Esta pesquisa de abordagem qualitativa utilizou-se da recolha dos dados dos seguintes instrumentos metodológicos: questionário e narrativas elaboradas pelas seis estudantes egressas da Pedagogia, que atuam como professoras de matemática nos anos iniciais. Os achados da pesquisa alertam para a importância de ser revista a matriz curricular do curso de Pedagogia em relação à formação matemática do pedagogo, pois há apenas um componente curricular com a carga horária de 60 horas/aula que aborda essa questão, o que tem inviabilizado a aprendizagem significativa dos
saberes matemáticos. Ademais, o conteúdo, por ser parte imprescindível desse saber, deve ser valorizado e aprofundado não apenas teoricamente, mas também na prática do professor que ensina matemática.