A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PROJETADA NO TEXTO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.79-99Abstract
Da postura fenomenológica-hermenêutica, interrogo neste artigo de que modo se revela a Formação Inicial de Professores, projetada no texto do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Cascavel. Articulados em três categorias, os dados explicitam aspectos relativos à estrutura didático-pedagógica, aos eixos de formação e ao perfil profissional do egresso e, permitem afirmar que a formação se revela plural, contemplando a Matemática Pura, a Matemática Aplicada e a Educação Matemática. É construída por meio de conhecimentos matemáticos estritamente vinculados ao tratamento pedagógico, metodológico (formal) e histórico. Seu enfoque principal é a Educação Básica e o currículo se organiza de modo sequencial e seriado, concebendo a formação num processo de crescimento progressivo e em níveis de abstração, do menor para o maior.