AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES E O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.201-228Abstract
Este artigo é parte de uma pesquisa maior e tem por objetivo apresentar e analisar as prescrições curriculares representadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo do Estado de São Paulo, considerando os conteúdos e habilidades em relação ao ensino dos números racionais, utilizando técnica de análise
documental. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa. A partir da análise interpretativa dos dados construídos neste estudo documental, ao observar as convergências entre os documentos, uma das observações é que, para o 7º ano, alguns pontos considerados foram o ensino das representações fracionária e decimal de um número racional, seus usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica, e operações envolvendo essas representações. Em contrapartida, ao observar a habilidade de reconhecer números racionais em diferentes contextos, percebemos que a BNCC diverge do Currículo do Estado de São Paulo, mas que os PCN convergem com esses dois documentos, visto que essa
habilidade deve ser desenvolvida durante os anos finais do Ensino Fundamental.