BACKGROUND, FOREGROUND E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.248-264Abstract
A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que objetiva nortear e uniformizar o que é ensinado nas escolas do Brasil, abrangendo todas as fases da Educação Básica. Devido a essa dimensão, a presente pesquisa tem como objetivo buscar e analisar aspectos ligados aos background, foreground e a Educação Matemática Crítica, presentes na Base Nacional Comum Curricular. Considera-se importante a presença dos background e foreground, visto que estão relacionados com as experiências anteriores dos indivíduos e as oportunidades ocasionadas a partir de
sua condição social, política e cultural, já a Educação Matemática Crítica demonstra sua importância para a formação de cidadãos críticos. Então, se pode constatar a necessidade de documentos orientadores para a prática docente, neste caso, a Base Nacional Comum Curricular, apresentarem
aspectos que subsidiam a prática docente, contendo orientações e exigências para auxiliar na promoção de uma educação marcada por esses conceitos. A análise será desenvolvida olhando para a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental e terá como foco o componente curricular Matemática, no entanto o documento será analisado em sua totalidade. Metodologicamente, está é uma pesquisa de natureza qualitativa que utilizará a análise de conteúdo para estruturar a análise proposta. Teoricamente, fundamenta-se nos estudos envolvendo a Educação Matemática Crítica, os background e foreground. Os resultados encontrados foram que a Base Nacional Comum Curricular apresenta
aspectos ligados aos background, foreground e a Educação Matemática Crítica, revelando a importância da cidadania crítica, o respeito aos conhecimentos prévios e os significados produzidos pelos alunos.