CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.292-319Abstract
Este trabalho apresenta os resultados da dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O objetivo foi analisar as concepções de 51 professores de Matemática,
dos anos finais do Ensino Fundamental, do Município de Canoas/RS, em relação aos conteúdos dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implantada em 2018. Utilizou-se a metodologia de base quali-quantitativa. Os dados obtidos foram oriundos da aplicação de um
questionário a 51 professores de Matemática e entrevistas estruturadas, realizadas com 18 professores de Matemática (dentre os 51 professores) da rede municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que, do total de 51 professores, 58,83% afirmaram que a implantação da BNCC
trará impactos positivos, e 45,09% declararam ter um bom conhecimento sobre a BNCC, também há relatos de inquietações e preocupações. Afirmaram que há conteúdos matemáticos que não estão sendo
desenvolvidos pelos professores nos 5 eixos da BNCC (Geometria, Grandezas e Medidas, Estabilidade e Probabilidade, Números e Operações e Álgebras e Funções), dos quais destacam-se: plano cartesiano (6º e 7º anos), construções geométricas (7º ano), problemas com equações de 2º grau (8º ano), geometria analítica (9º ano) e função exponencial (9º ano).