O ESTUDO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DOS PARÂMETROS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.475-492Abstract
A presente pesquisa, de caráter documental, apresenta uma análise referente ao bloco dos conteúdos de geometria propostos pelos Parâmetros para a Educação Básica do estado de Pernambuco
para o processo de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Analisou-se sob a ótica da teoria de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico, em especial do nível 1 (visualização ou
reconhecimento), quais as expectativas de aprendizagens do documento curricular que exploram a percepção visual de alunos nos anos iniciais como um fator para a construção do conhecimento geométrico. Por meio das análises de resultados se identificou que na devida etapa de escolaridade as
expectativas de aprendizagens dispostas no documento de Pernambuco (2012) objetivam o desenvolvimento e a construção do pensamento geométrico por meio do raciocínio visual.