DISCALCULIA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS COMPREENSÕES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.27-47Abstract
O fracasso escolar, experimentado pelos estudantes, muitas vezes, tem como causas não apenas as falhas que ocorrem nos processos de ensino e de aprendizagem, mas também pode estar relacionado a um transtorno específico que compromete o modo de interagir com os conceitos matemáticos, como, por exemplo, a Discalculia. A aprendizagem matemática por meio da resolução de problemas permite que o estudante se desenvolva em vários aspectos, pois nela ele precisa ler, interpretar, compreender e decidir sobre as estratégias mais indicadas para a resolução do problema. Cientes dessas questões, este estudo teve como objetivo compreender a conceituação em matemática de uma estudante do 4º ano do ensino fundamental que apresentava laudo de Discalculia em contexto
de intervenção psicopedagógica. Foram realizadas sessões de avaliação e intervenção psicopedagógicas, de forma sistemática e dinâmica, o que proporcionou elementos para investigar e analisar o modo de pensar da estudante, por meio de suas produções orais e escritas. Ficou evidenciado o uso do algoritmo formal para resolver as operações e que a estudante, mesmo tendo dificuldades, não recorre aos algoritmos alternativos, de forma a criar estratégias pessoais para a resolução dos problemas apresentados. Foi possível verificar a potencialidade da resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem com compreensão e significado, o que tornou
as intervenções psicopedagógicas eficientes e produtivas.