UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TIRO AO ALVO PARA EVIDENCIAR CONCEITOS E PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL MOBILIZADOS POR ALUNOS DA ESCOLA ELEMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.248-270Abstract
Neste artigo apresentamos uma discussão acerca de conhecimentos sobre o Sistema de Numeração Decimal (SND) por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem em atividades realizadas com o uso de jogos. Para tanto, analisamos conceitos e propriedades mobilizados pelos alunos, bem como as representações semióticas por eles utilizadas. Os sistemas de representação semiótica empregados foram o numérico e o da língua natural, assim como representações próprias desses alunos, sem regras claras e bem definidas. Para a pesquisa, apoiamonos na construção de uma sequência didática inspirada nos princípios da Engenharia Didática. Como um dos resultados, concluímos que os conhecimentos concernentes à estrutura e propriedades do SND
revelados pelos alunos eram insuficientes, considerando o necessário para os conteúdos matemáticos do ano escolar que cursavam. Também observamos que o jogo de tiro ao alvo pode ser um recurso didático útil para o estudo de operações e propriedades do SND.